O que é Zamac

O que é Zamac, sua composição e ligas metálicas



O Zamac é uma liga metálica composta por 4 elementos, também responsáveis pela origem do seu nome: Zinco, Alumínio, Magnésio e Cobre.


As principais características de cada um destes elementos são:

O zinco é um metal relativamente denso, que apresenta excelente durabilidade. As ligas de zinco para fundição também são mais resistentes mecanicamente do que a maioria dos outros materiais.

As peças fundidas em ligas de zinco, além de excelente resistência a várias condições agressivas, possuem ótima qualidade e baixo custo de produção. Elas apresentam resistência considerável à corrosão e ao desgaste.

O alumínio é o elemento mais eficiente para acrescentar-se ao zinco, para aumentar a fluidez, produzir um refino de grão desejado na estrutura da liga fundida.

O magnésio é utilizado em baixas concentrações cujo objetivo principal é compensar os efeitos das impurezas metálicas e reduzir a corrosão intergranular. Também resulta em uma maior dureza e uma pequena redução na ductilidade.

O cobre aumenta a resistência mecânica, dureza e resistência a fluência.

Ligas de Zamac

Agora que você sabe o que é Zamac, é importante ressaltar que seu elemento principal é o zinco. Os principais elementos que são adicionados ao zinco para produção destas ligas são o alumínio, o cobre e o magnésio. Os teores destes elementos afetam diretamente as propriedades mecânicas das peças fundidas nestas ligas de zinco.

Dependendo dos percentuais destes elementos adicionados ao zinco e do uso final, obtém-se as principais e mais utilizadas ligas de Zamac que são o 3, 5 e 8.

Ligas Zamac Zamac 3 Zamac 5 Zamac 8
Elementos Mín. Máx. Mín. Máx. Mín. Máx.
Cobre (Cu) 0,0 0,10 1,1 0,7 2,6 3,1
Magnésio (Mg) 0,03 0,06 0,03 0,06 0,45 0,065
Alumínio (Al) 3,9 4,3 3,9 4,3 3,5 4,2
Zinco (Zn) Restante Restante Restante Restante Restante Restante

Exemplos de peças produzidas em Zamac





Exemplos de peças produzidas em Zamac